NOTÍCIAS

Semana Farroupilha

COMPARTILHAR:

Você conhece as tradições da semana farroupilha? No mês de setembro a Semana Farroupilha é comemorada no Rio Grande do Sul e movimenta a economia local, atraindo diversos turistas interessados em conhecer as tradições e iguarias gaúchas.
 

A Semana Farroupilha costuma ser comemorada no período entre 13 e 20 de setembro, e movimenta o turismo atraindo centenas de pessoas para conhecerem mais de perto as tradições gaúchas.
 

Tudo isso acontece porque esta é uma semana em que os gaúchos vão para as ruas comemorar, tomando chimarrão e celebrando com belos desfiles de tradições gaúchas, e os homens e mulheres costumam se vestir com trajes típicos, honrando a memória e tradições gaúchas.
 

Essa semana inteira é uma homenagem aos líderes da Revolução Farroupilha, que tinha como ideias a igualdade, liberdade e humanidade, tendo sido a mais longa revolução que aconteceu no Brasil, resistindo por 10 anos.
 

O evento requer que as moças (prendas) usem vestido de prenda e os homens (peões) de bombacha, lenço, guaiaca e chapéu.
 

Durante as festividades, os visitantes têm a oportunidade de experimentar iguarias típicas da região como o chimarrão e o churrasco, além de conhecer mais de perto a cultura local.
 

O evento mais festivo da cultura gaúcha sempre termina com um grande desfile cívico-militar em honraria aos líderes da Revolução Farroupilha.
 

Alguns turistas aproveitam para fazer um verdadeiro tour pelo Rio Grande do Sul, passando por trechos que marcaram a história da revolução, em Porto Alegre, visitam a casa do revolucionário Gomes Jardim, já em Guaíba, se visita o Cipreste Farroupilha e o monumento em sua homenagem, além do Hospital Farroupilha.
 

Já em Cristal, um atrativo a ser visitado é a Casa de Bento Gonçalves onde poderão contemplar a exposição da indumentária farroupilha, e entender melhor porque os homens e mulheres se vestem de forma tão característica em comemoração à semana farroupilha.
 

Passando em seguida por Camaquã, onde fica a fazenda Estância da Figueira, que foi o quartel general dos Farrapos, bem como em São Lourenço do Sul, onde o turista encontra a Fazenda do Sobrado que foi outro local onde os farroupilhas montaram um quartel.
 

Além do peso histórico de todos esses locais, essas cidades se tornam extremamente turísticas no período da semana Farroupilha, e proporcionam aos turistas uma verdadeira experiência de cultura gaúcha.
 

Os hotéis, pousadas, cafeterias e demais espaços das cidades valorizam e participam desse momento de celebração, proporcionando a todos a oportunidade de vivenciar os hábitos e costumes tipicamente gaúchos.
 

Acampamento Farroupilha

 

Outra tradição que tem se firmado na semana farroupilha é que durante 20 dias do mês de setembro, milhares de pessoas desfrutam de churrascos, rodas de chimarrão e projetos culturais que celebram a cultura gaúcha no Parque da Harmonia, em Porto Alegre.

Mas se você prefere aproveitar o clima gaúcho autêntico com mais conforto e muita diversão, não deixe de conhecer o Pampa Hotel em Vacaria, que é uma cidade conhecida da região por ser tradicionalista e preservar o estilo de vida gaúcho autêntico, te proporcionando uma verdadeira experiência cultural.

 

Festa Farroupilha em Vacaria

 

A semana Farroupilha é festejada em todas as cidades do Rio Grande do Sul, como forma de manter viva a memória da Revolução Farroupilha e também como forma de manter viva a cultura e estilo de vida tipicamente gaúcho.
 

Vacaria é uma cidade muito tradicionalista, onde você encontrará festividades durante esse período do ano, sendo um destino muito procurado pelos apaixonados por rodeios. A cidade é conhecida por promover o Rodeio crioulo Internacional de Vacaria.
 

Agora que você já sabe como e quando acontece os festejos da Semana Farroupilha, não perca a oportunidade de passar essa semana no Rio grande do Sul, bem hospedado, e conhecendo melhor um pouco da cultura e hábitos de um povo que fez e faz história no Brasil.
 

Os gaúchos merecem o reconhecimento nacional por ser um povo acolhedor e que de fato luta por seus ideais e suas tradições, tal qual aconteceu durante a revolução, e é comemorado até hoje.
 

E por isso, devemos valorizar a cultura dessa região do país, conhecendo intimamente cada detalhe relacionado às suas vestimentas típicas, e seus hábitos. Afinal, valorizar a cultura nacional é uma importante forma de manter as tradições vivas.


Conheça Vacaria e aproveite os Festejos Farroupilha! 

 

COMPARTILHAR:

MAIS NOTÍCIAS

CONHEÇA NOSSAS OPÇÕES DE
HOSPEDAGEM

BENEFÍCIOS

WI-FI ZONE

Mantenha-se conectado a seus contatos e a seus negócios. Aqui você se hospeda e só para de produzir se quiser.

ELEVADOR

Instrumento de acesso aos andares superiores, esta é mais uma prova de nossa preocupação com sua comodidade.

ESTACIONAMENTO PRÓPRIO COBERTO

Segurança é essencial para se hospedar bem. No Pampa Hotel, seu veículo pernoita em segurança e você dorme tranquilo.

CAFÉ DA MANHÃ

Depois de uma noite bem dormida, nada melhor que um bom café da manhã. Aqui no Pampa Hotel, o café da manhã está incluso na diária e a gente prepara tudo com o maior carinho para você!